A importância da linguagem

A concepção de língua que norteia o nosso trabalho está alinhada com a ideia de que agir socialmente não envolve apenas o conhecimento de um código escrito ou falado, mas, principalmente, consiste em se colocar no mundo através do diálogo com o outro, usando vários saberes, além do conhecimento linguístico, para produzir seu próprio texto e reconstruir o do outro. Lidamos com questões da língua em atividades de leitura, trazendo conhecimentos linguísticos para a prática efetiva produção de textos que promovem a interação.

Aprender a ler é indispensável quando se vive em uma sociedade onde saber ler e escrever é vital. Por isso, o incentivo à leitura nos primeiros anos da escola é de extrema importância para a formação de alunos leitores. Se aprender requer tempo, aprender a ler requer tempo e prática: só se aprende a ler, lendo. A leitura e a escrita são atos individuais, mas que têm um caráter sociocultural. Tanto a leitura quanto a produção de textos, não são processos simples realizados só pelo leitor ou só pelo escritor, mas pressupõe uma transação entre o leitor, escritor e o texto.

A leitura não é só um meio para interagir com os semelhantes e com as formas de cultura da sociedade, mas também uma forma de o sujeito se tornar mais consciente, através do conhecimento, compreensão e da interpretação do mundo em que vive. A leitura mexe com a imaginação da criança e ajuda a desenvolver a sua criatividade. A leitura é e sempre foi o meio mais efetivo do aprendizado e da interiorização de conhecimentos. Ler é, antes de tudo, pertencer a um meio que se renova a cada dia com diferentes formas, pensamentos e ideias; lendo o aluno estará apto para desbravar desafios e ser dono do seu próprio conhecimento e usar a leitura como forma de integração.

O hábito de ler não é hereditário, por isso, nos preocupamos em incentivar e instigar os alunos a explorar e a identificar-se com o mundo da leitura. Ao propor um Projeto de Leitura, o objetivo é de criar no leitor “necessidades”: querer conhecer, apoderar-se de bens culturais ainda guardados pela escrita, descobrir ouros mundos, perceber e buscar outras leituras que “conversem” com sua leitura – a intertextualidade –, conversem com o leitor. São necessidades que podem gerar prazer, estimular repertórios (presentes ou adormecidos), fazer sonhar, ajudar a “ler”/ “ver” o mundo.

Dessa forma, desenvolve-se um maior domínio da linguagem, a criatividade e o potencial de concentração, habilidades essenciais para um aprendizado de qualidade e para a formação de alunos mais engajados com os estudos. Além disso, é importante destacar outros pontos positivos que o exercício da leitura pode trazer para os estudantes de modo geral: habilidades de interpretação de texto; ampliação das capacidades cognitivas para compreensão de ideias e organização de linhas coerentes de pensamento; enriquecimento do vocabulário; desenvolvimento de uma visão crítica e capacidade de argumentação; aquisição de novos conhecimentos e visões de mundo diferenciadas; memorização de histórias, incluindo lugares descritos, personagens e situações.

Assim, no contexto da sala de aula, concluímos que a leitura é fundamentalmente um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, pois, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. importante para o processo de desenvolvimento do aluno na fase escolar, e que a leitura, sem sombra de dúvida é fonte de conhecimento, sabedoria e inspiração.

Vamos estimular a leitura e escrita nos nossos pequenos?

Isabel Ferraz (Professora do 3º ano)