O despertar para a leitura.

A idade da alfabetização é perfeita para alunos e docentes. As crianças nessa faixa etária, entre 6 e 7 anos estão cheias de ideias e loucas para aprender.

O novo desperta nelas o sentimento de ser útil, de poder ajudar e ser ouvido.

Para os docentes não há nada melhor do que isso, ele impulsiona a vontade cada vez mais de aprender e ensinar.

A alfabetização precisa ser rodeada de estímulos, palavras, letras e textos. Textos? Sim, eles ajudam a criança a seguir um caminho novo.

Sabemos que existem milhares de tipos de textos e hoje colocamos a disposição dos alunos textos mais reais, mais próximos a eles, a partir disso, podemos atingir a um número maior de alunos. As variações textuais fazem com que nosso aluno tenha chance de conhecer, entender e se identificar com o que mais se aproxima de sua realidade e gosto.

O rótulo de um refrigerante pode ser um texto bem atraente para determinado aluno. Ali se consegue ter várias informações, conhecer várias famílias silábicas novas e palavras que antes se ouvia falar. Esse tipo de atividade leva o aluno a escrever mais facilmente o nome daquele produto que ele já conhece faz tempo.

A criança desde muito cedo é atenta a histórias narradas, livros, revistas, figuras, rótulos, embalagens entre outros, precisamos sempre estender isso na sala de aula, usando textos variados.

Na alfabetização tiramos proveito de tudo que possui letra. Não usamos mais os textos feitos pelos alunos para uma mera correção. Os textos feitos por eles individualmente ou de forma coletiva são usados para iniciar uma outra matéria, detectar uma habilidade, começar um novo texto entre outras coisas.

Nos últimos anos nós nos tornamos muito tecnológicos, onde praticamente todos os meios de comunicação são digitais e a criança não deve ficar presa somente nesse mundo, nós enquanto escola precisamos mostrar a eles a vasta imensidão que temos com a escrita.

Temos cabecinhas cheias de ideias e mais vontade ainda de fazer a diferença. No nosso projeto de leitura, criamos um ambiente para que os alunos conheçam livros e seus autores, façam a leitura dos mesmos, despertem o gosto pelas leituras, entrem no mundo da imaginação e possa viajar nas suas ideias e criar suas próprias histórias.

Mostramos ao aluno que ele não está preso ao livro ou conceito, que ele pode viajar na criação da leitura e da escrita através dos diversos trabalhos que realizamos, e é o que fazemos com nossas turminhas, principalmente, nas atividades de produção textual e projeto de leitura.

Com a pandemia esse acesso do aluno aos textos não fica restrito somente à escola. A parceria com a família é de grande importância nesse processo, pois somente juntos é possível chegar ao objetivo principal que é a evolução e sucesso do aluno.

Nosso objetivo é despertar em todas as crianças o desejo de ler e ter um ambiente com livros, jornais, revistas e materiais escritos de todo o tipo, para que as crianças percebam, manuseiem e criem vínculos com a leitura e a escrita.

Chimenie Adad