Ensino Fundamental I

Os primeiros anos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, são a base para uma trajetória escolar que proporcione uma formação integral aos alunos. Além do enfoque nas áreas do conhecimento, promovendo saberes importantes para a vida, os alunos se desenvolvem de forma ampla, tanto nos aspectos socioemocionais quanto nos aspectos físicos e intelectuais.

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I prioriza a interação.

Articulação de habilidades, competências, atitudes e valores são essenciais para promover a aprendizagem integrada, levando a criança a compreender a si mesma e o mundo que a cerca. O trabalho pedagógico centra-se na ação do aluno e na interação que ele estabelece com os outros e com os diversos conteúdos.

Instalações

Grade Curricular

Disciplinas básicas

Língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, inglês, educação física e artística.

Disciplinas extracurriculares

Robótica, Informática, Conviva, Artes Cênicas e Musicalização.

Projetos

Contaremos com o apoio de projetos pedagógicos, tais como: Projeto de leitura, alimentação saudável, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo, que nos proporcionarão temas geradores para diversas atividades complementares ao plano de curso de cada disciplina.

O trabalho será desenvolvido por bimestre, e oferecerá ferramentas lúdicas para que contextualizações dos temas abordados sejam possíveis.

Robótica

Nas séries iniciais, dentro do ambiente educacional, a robótica é uma ferramenta pedagógica motivacional. Ela ajuda a trabalhar conceitos científicos de forma prática, permite desenvolver habilidades, engaja os estudantes em desafios, estimula o trabalho em equipe e valoriza o potencial da inovação das tecnologias aliadas ao brincar.

Informática

Como a tecnologia digital está presente em quase todos os campos da sociedade, na educação não poderia ser diferente. A informática aplicada ao ensino precisa passar de acessório para mecanismo concreto e eficaz. Por esse motivo, utilizaremos não somente a ferramenta básica, mas também recursos como aplicativos educacionais que auxiliarão nossos alunos a explorar e contextualizar seus conteúdos.

Conviva

As competências socioemocionais, devem fazer parte do cotidiano das escolas, promovendo a construção de valores socialmente desejáveis para o convívio escolar e social.

Um cidadão crítico e responsável reflete, busca se informar e trocar opiniões de forma tolerante e respeitosa. Através desta disciplina iremos trabalhar aspectos relacionados as habilidades e competências dos nossos alunos, suas dificuldades e expectativas, bem como os temas transversais.

Bilinguismo

O Programa Bilíngue tem como objetivo proporcionar uma forma diferenciada na aquisição de uma segunda língua por meio de atividades diversas.

Estudo amplo e abrangente sobre outros países com o objetivo de conhecer aspectos culturais, artísticos, históricos e geográficos, permitindo ao aluno enriquecer o conhecimento e realizar comparativos em relação ao Brasil.

A utilização de material didático e ferramentas de contextualização de conteúdos, tornando o aprendizado mais interessante, eficaz e muito mais próximo a sua realidade.

Artes Cênicas e Musicalização

Criar, improvisar, interpretar, musicalizar…

Esta atividade auxilia as crianças a adquirirem uma maior consciência corporal, temporal e espacial, desenvolve a sensibilidade, estimulando a imaginação e despertando o senso artístico; aproxima a criança das diferentes linguagens, desenvolve uma maior consciência crítica, raciocínio e percepção, e ainda oportuniza a socialização.

Tem por objetivo despertar o potencial musical que é fundamental para todos nós. Nesta aula, a criança amplia o horizonte do mundo da música, dos sons e ritmos, com seus instrumentos e estilos.

Educação Artística

Propicia o desenvolvimento afetivo e emocional do indivíduo, além de estimular a tomada de decisão, a imaginação, a inteligência racional e emocional. Potencializa a criatividade, a sensibilidade e organiza as ideias no domínio do conhecimento artístico essencial para formação integral do aluno.

Sistema de Horário Integral

Apoio pedagógico diário para auxiliar nas tarefas de casa e inserir a prática e importância da rotina de estudos.

Contaremos com atividades extras no contra turno, tais como:

Natação, Futsal, Judô, Ritmos e Capoeira.